quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

História de Belo Horizonte - XVII - Trens de Subúrbio

Esta notícia de registro histórico descreve um fato inusitado. Sabará, sede do antes distrito de Belo Horizonte, agora classifica a si mesma de subúrbio, e reivindica transporte por trens para Sabará, pois as precárias casas onde os operários habitavam tiveram que ser demolidas para obedecer ao planejamento de Aarão Reis e seu Plano Diretor. Com isto, estes operários tiveram de se transferir para áreas mais distantes. E estando distantes, teriam que ter transporte para a Nova Capital.


O scaneamento do Arquivo Público Mineiro não está muito bom, então transcrevemos o texto a seguir:

"Desnecessário é falarmos da grande falta que traz aos habitantes desta cidade [Sabará] e aos da nova capital [BH] um trem de subúrbio que, além de facilitar a comunicação entre as duas cidades, torne mais barato o transporte de passageiros".
"Agora, sobe de ponto [aumenta] essa necessidade, porque decretando a demolição das cafuas em que se alojam os operários e não podendo estes pagar o aluguel que é exigido pelas novas casas da capital, teriam como recurso morar nesta cidade ou em General Carneiro [bairro de Sabrá], onde os aluguéis são baratos, não perdendo os seus serviços na capital, desque [desde que] haja trens de subúrbio".

Para corroborar o fato, a seguir apresentamos um anúncio de aluguel nesta mesma edição, deste mesmo jornal:


A única condição era a pessoa ter dinheiro para pagar. Este anúncio pode configurar um dos primeiros negócios dos "senhorios", que construíam várias casas para alugar.

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