terça-feira, 18 de dezembro de 2012

História de Belo Horizonte - XVI - Inauguração

Os jornais de Minas Gerais, entre os dias 12 e 17 de dezembro de 1897, quase não falam da inauguração de Belo Horizonte como Nova Capital de Minas. Quando falam (pouquíssimos) dão notas mais sucintas que um telegrama. Isto é é um reflexo do ciúme e bairrismo de Barbacena, Juiz de Fora e Sabará, ou simplesmente falta de interesse (no caso das demais cidades de Minas).

Veja este:

Algo tão importante quanto a inauguração de uma capital não pode ter sua narração adiada "POR FALTA DE ESPAÇO". É um dos absurdos que citamos a respeito do tratamento do fato pelos jornais. E pode-se constatar que já havia se passado uma semana do fato. E apesar da promessa de o assunto ser tratado no número posterior do jornal, NADA foi falado. Podemos então confirmar o descontentamento das demais cidades de Minas com a escolha de Belo Horizonte.




Quem noticia o fato com propriedade é o jornal "O Paiz", do Rio de Janeiro (a capital federal), como mostramos a seguir:


Compareceram à cerimônia o Presidente da jovem República Brasileira Afonso Pena, e o Presidente (governador) de Minas Gerais Bias Fortes. Distintos oradores como Azevedo Júnior e Pedro Mata Machado fizeram seus discursos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário