quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

História de Belo Horizonte - X - Situação da Construção - Set/1894

Esta notícia contém a transcrição de um registro jornalístico feito pelo jornal "O Paiz", provavelmente de outra província do Brasil. 


No jornal citado, é repetida a informação a respeito do Decreto 716, que desligou o distrito de Belo Horizonte da sede Sabará. É dito que a direção administrativa e econômica deste distrito, agora independente está a cargo de Aarão Reis.


A comissão construtora tinha o poder de adquirir para o Estado os mananciais de água necessários ao abastecimento da Nova Capital. É citado o prazo limite de 17 de dezembro de 1897 para o término dos trabalhos, data que coincide com a própria inauguração da Capital.


A Aarão Reis foi dado o poder de estender as desapropriações previstas, caso fosse necessário. A justiça, no entanto, continuava a cargo da Comarca de Sabará, dado que, legalmente, para que isto fosse feito em Belo Horizonte, a cidade teria que existir no papel, ou seja, estar oficializada como tal, fato que só seria possível APÓS a inauguração, pois antes disto ela não existiria.


A notícia acrescenta que no dia 31 de agosto do ano de 1894 ficou estabelecido o entroncamento do ramal da Nova Capital no quilômetro 589 da estrada de ferro Central, em estação que receberia o nome de General Carneiro. Esta estação ficaria em terrenos do bairro de mesmo nome em Sabará nos dias de hoje.


Edição 4414 do jornal "O Paiz" editado no Rio de Janeiro








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